Por que atividade física para o deficiente?

A atividade física, compreendendo a realizada sob a forma de movimento contínuos ou intermitentes ,visando melhorias específicas e localizadas , seja na intensidade que for realizada: fraca , moderada ou de grande exigência -se respeitados os critérios de individualidade que são próprios de cada um de nós, contribuirá sempre efetivamente na reabilitação de qualquer tipo de deficiência que conhecemos.

Isto ocorre a partir do momento que ativamos a circulação, estimulamos os músculos (através do aumento do VO²), evitamos o acúmulo de gordura localizada, através da queima da mesma no ciclo energético, equilibramos o eixo glandular do tálamo, hipotálamo, gônadas, supra-renal, etc. Melhorando a habilidade para coordenar movimentos, estando mais rápido ágil e flexível. (NETTO,GONZALES,p.13.1996)

Quando você pensar em desistir...assista este vídeo...

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Caçador sedia o 1º Parajesc de SC

As competições serão de 15 à 19 de junho

Superação é o grande exemplo que cerca de 130 estudantes deficientes catarinenses vão mostrar durante o 1º Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina, na cidade de Caçador, no período de 15 à 19 de junho.

O Parajesc é uma promoção do Governo de Santa Catarina através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte). O evento que vai mobilizar cerca de 250 pessoas, entre atletas, dirigentes e organizadores conta também com apoio da Prefeitura Municipal e Secretaria de Desenvolvimento Regional de Caçador, além das federações catarinenses de deficientes auditivos, físicos, intelectuais e visuais.

Participarão do 1º Parajesc, alunos de 12 a 15 anos de diversas instituições de ensino de Santa Catarina que vão disputar cinco modalidades: atletismo, bocha PC, goalball, natação e tênis de mesa. Estão inscritos 40 estudantes no segmento de deficiência auditiva, 40 no físico, 35 no intelectuais, e 15 no visual.

As competições do atletismo serão realizadas na Pista Municipal de Caçador; a natação, na piscina da Academia Transpiração; o tênis de mesa, no Ginásio da Escola Irmão Léu; o goalball, no Ginásio da Escola Dante Moscone e a bocha PC, no Ginásio da APAE.

O presidente da Fesporte, Pedro Lopes, ressalta que pelo número de inscrições, o Parajesc nasce fortalecido. Chamando atenção não só em Santa Catarina, mas a nível nacional e está no mesmo patamar dos Parajasc. Para Pedro Lopes, o Parajesc traz mobilidade e infraestrutura às cidades, agregando trabalho e congraçamento duas metas que são buscadas pelo Governo do Estado.

Segundo Ademar Silva, gerente de esporte de base e inclusão da Fesporte, os 1º Jogos Escolares Paradesportivos já estão com toda a estrutura montada desde o ano passado, quando Caçador realizou os Parajasc. Os campeões dos Parajesc e ainda do parajasc até 19 anos vão compor a seleção catarinense que disputará às Para-Olimpíadas Escolares Brasileiras de 6 a 11 de setembro na cidade de São Paulo.

A abertura do 1º Parajesc será dia 15, às 19h30min, no pátio coberto da Fundação Municipal de Esporte de Caçador. Neste mesmo local será colocado um telão para que todos possam assistir ao jogo de estréia do Brasil pela Copa do Mundo, na África do Sul. Para Ademar Silva, o jogo Brasil e Coréia do Norte terá uma torcida muito especial em Caçador.

Zenilda Stein
Assessoria de Comunicação Fesporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário