Por que atividade física para o deficiente?

A atividade física, compreendendo a realizada sob a forma de movimento contínuos ou intermitentes ,visando melhorias específicas e localizadas , seja na intensidade que for realizada: fraca , moderada ou de grande exigência -se respeitados os critérios de individualidade que são próprios de cada um de nós, contribuirá sempre efetivamente na reabilitação de qualquer tipo de deficiência que conhecemos.

Isto ocorre a partir do momento que ativamos a circulação, estimulamos os músculos (através do aumento do VO²), evitamos o acúmulo de gordura localizada, através da queima da mesma no ciclo energético, equilibramos o eixo glandular do tálamo, hipotálamo, gônadas, supra-renal, etc. Melhorando a habilidade para coordenar movimentos, estando mais rápido ágil e flexível. (NETTO,GONZALES,p.13.1996)

Quando você pensar em desistir...assista este vídeo...

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Itajaí passa por vistoria técnica para realização dos Parajasc

Praças esportivas analisadas nesta sexta (28) foram elogiadas por técnicos da Fesporte

O velho ditado popular “a primeira impressão é a que fica” pode ser atribuída à vistoria técnica realizada nesta sexta-feira (28) por integrantes da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) aos locais de competições da 6ª edição dos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), em Itajaí. O evento será 24 a 30 de junho e reunirá cerca de 2.500 atletas com deficiência física (DF), intelectual (DI), auditiva (DA) e visual (DV). Serão disputadas as modalidades de atletismo, basquete, bocha, ciclismo, goalball, natação, tênis de mesa, xadrez e futsal.

Depois de visitar oito praças esportivas, Lilian de Fátima Pinto, diretora de Esportes da Fesporte, disse que gostou do que viu. “Itajaí está praticamente pronta para a realização dos Parajasc, faltam apenas alguns detalhes como pintura de quadra, construção de rampas de acesso e algumas melhorias nos banheiros, mas de um modo geral tudo está indo bem”, enfatizou a dirigente.

O ginásio Gabriel Colares foi aprovado para o futsal DI, e o do Colégio Salesiano para o basquete DI. Também tiveram o aval as quadras do Sesc, para o goalball; a da Univali, para o basquete para cadeirante e futsal DA; a do Colégio Fayal,para o futsal DI; Avenida Beira Rio, para o ciclismo; o Itamerim Clube de Campo, para a natação e a pista municipal de atletismo também foi aprovada. Ficou definido que o xadrez será na Associação dos servidores da Prefeitura de Itajaí (Aspemi), mesmo local da bocha DV e tênis de mesa.

A Comissão Central Organizadora (CCO) será na Marejada e o local será palco da bocha paraolímpica e também da secretaria. No espaço funcionará ainda a sala de imprensa e a alimentação dos atletas. Até o dia 4 de junho a comitiva de avaliadores da Fesporte enviará à Fundação Municipal de Esportes (FME) de Itajaí, um parecer técnico sobre as vistorias.

Participaram da comitiva pela Fesporte, além de Lilian Pinto, João Cascaes, da gerência de esporte e participação e Ademar José da Silva, gerente financeiro. Pela FME de Itajaí, Elisabete Laurindo, coordenadora técnica; Ivo Olâmpio, diretor de rendimento e Marcos José Tomaz, coordenador de paradesporto;

Os Parajasc são promovidos pelo Governo de Santa Catarina por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Prefeitura de Itajaí, com apoio da Fundação Catarinense de Educação Especial (Fcee) e das associações e federações dos deficientes físicos, intelectuais, auditivos e visuais de Santa Catarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário