Por que atividade física para o deficiente?

A atividade física, compreendendo a realizada sob a forma de movimento contínuos ou intermitentes ,visando melhorias específicas e localizadas , seja na intensidade que for realizada: fraca , moderada ou de grande exigência -se respeitados os critérios de individualidade que são próprios de cada um de nós, contribuirá sempre efetivamente na reabilitação de qualquer tipo de deficiência que conhecemos.

Isto ocorre a partir do momento que ativamos a circulação, estimulamos os músculos (através do aumento do VO²), evitamos o acúmulo de gordura localizada, através da queima da mesma no ciclo energético, equilibramos o eixo glandular do tálamo, hipotálamo, gônadas, supra-renal, etc. Melhorando a habilidade para coordenar movimentos, estando mais rápido ágil e flexível. (NETTO,GONZALES,p.13.1996)

Quando você pensar em desistir...assista este vídeo...

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Sexta edição dos Parajasc abre nesta quinta-feira em Itajaí

Abertura do evento celebrará os 150 anos de Itajaí



A abertura oficial dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina, nesta quinta-feira, dia 24, às 19h, no Centreventos de Itajaí (Parque da Marejada), dá início à sexta edição do evento que reúne pessoas portadoras de deficiência nos quatro segmentos: Auditivo, Visual, Físico e Intelectual.
Os Parajasc de 2010 terão 1.686 para-atletas representando 60 municípios catarinenses e 33 Secretarias de Desenvolvimento Regional. O evento ainda reúne outras 500 pessoas entre classificadores funcionais, assistentes sociais, psicólogos e fisioterapeutas, além de dirigentes esportivos e integrantes da Fesporte, entidade organizadora da competição.
As maiores delegações são as de Chapecó e Joinville, ambas com 120 atletas competindo.
Os chapecoenses venceram todas as edições dos Parajasc
Danças coreografadas, músicas contemporâneas e apresentações teatrais farão parte do cerimonial de abertura. Durante uma hora de apresentação, os expectadores conhecerão um pouco dos 150 anos de história do povo itajaiense e sua colonização formada por índios, negros, portugueses e alemães. A figura do pescador e da colônia japonesa também serão abordados.
Tambores africanos, o fado português, a tarantela italiana farão parte das apresentações os artísticas. Participam ainda do cerimonial o Clube Rodas de Ouro e Grupo Milleniun.
Os Parajasc serão disputados até o dia 30 de junho, com as primeiras disputas iniciando na tarde da sexta-feira, dia 25. As modalidades basquete, futsal, tênis de mesa, atletismo, bocha, ciclismo, goalball, natação e xadrez são destinadas a deficientes auditivos (DA), visuais (DV), físicos (DF) e intelectuais (DI).
Os Parajasc são promovidos pelo Governo de Santa Catarina por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Regional e Prefeitura de Itajaí. Conta com o apoio da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) e das associações e federações dos deficientes físicos, intelectuais, auditivos e visuais de Santa Catarina.


Atenção
Entrevista Coletiva: 18h
Local: sala de imprensa do Centreventos de Itajaí (Marejada)

O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Walendowsky, o presidente da Fesporte, Pedro Lopes, o secretário de Desenvolvimento Regional, Gilberto Gadotti e o prefeito de Itajaí, Jandir Bellini estarão à disposição da imprensa nesta quinta-feira em Itajaí. Eles falarão sobre os Parajasc, fazendo um balanço da realização do evento nestes seis anos de existência. Também a gerente de Políticas de Turismo da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Rosângela Castro também está convidada para falar sobre a pesquisa qualitativa que o estado vem aplicando nos eventos esportivos catarinenses e do desenvolvimento do Paradesporto em Santa Catarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário