Por que atividade física para o deficiente?

A atividade física, compreendendo a realizada sob a forma de movimento contínuos ou intermitentes ,visando melhorias específicas e localizadas , seja na intensidade que for realizada: fraca , moderada ou de grande exigência -se respeitados os critérios de individualidade que são próprios de cada um de nós, contribuirá sempre efetivamente na reabilitação de qualquer tipo de deficiência que conhecemos.

Isto ocorre a partir do momento que ativamos a circulação, estimulamos os músculos (através do aumento do VO²), evitamos o acúmulo de gordura localizada, através da queima da mesma no ciclo energético, equilibramos o eixo glandular do tálamo, hipotálamo, gônadas, supra-renal, etc. Melhorando a habilidade para coordenar movimentos, estando mais rápido ágil e flexível. (NETTO,GONZALES,p.13.1996)

Quando você pensar em desistir...assista este vídeo...

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Itajaí receberá competições do VI PARAJASC

Evento está marcado para 24 a 30 de junho

A Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e a Fesporte lançaram na noite da última terça-feira (9), a 6ª edição dos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), em Itajaí. As competições deverão trazer para o município cerca de 2,5 mil pessoas, ente 24 e 30 de junho. A cerimônia oficial de lançamento dos jogos ocorreu no Itajaí Shopping e reuniu atletas, dirigentes esportivos, autoridades municipais e estaduais.
Segundo o presidente da Fundação Catarinense de Desporto (Fesporte), Cacá Pavanello, o Parajasc é a maior competição de paradesporto da América latina. “Itajaí já sediou os Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) em 2001. Acreditamos em nossa condição de fazer aqui um espetáculo do paradesporto”, afirmou o prefeito de Itajaí, Jandir Bellini, que também destacou as atividades realizadas pela Fundação Municipal de Esportes para pessoas deficientes e em reabilitação. “Temos 200 pessoas atendidas hoje por esses programas municipais”, destacou.
Na ocasião, o presidente da Fesporte, Cacá Pavanello, representando o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, confirmou os recursos do Governo do Estado, por meio do Fundesporte, para a realização dos jogos em Itajaí. “A cidade precisará fazer adequações de espaços para receber as competições e, desde já, coloca a estrutura de profissionais da Fesporte para auxiliar na preparação técnica dos jogos”, afirmou.
Já o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel, enfatizou que Santa Catarina é reconhecida como um modelo nacional e referência na América Latina quanto a organização de competições de esporte adaptado, conforme o Comitê Paraolímpico Brasileiro. “O esporte é um instrumento de inclusão social e promove a qualidade de vida da comunidade, elevando a auto-estima, e oferecendo oportunidade de integração para os deficientes físicos. As políticas aplicadas a esse segmento nos últimos seis anos é focada no incentivo ao calendário anual da Fesporte, com os JASC, Prajasc e Olimpíadas Estudantis, na valorização dos atletas catarinenses. Temos, ainda, uma outra vertente de incentivo, pelo Fundesporte, que enxerga o esporte integrado ao turismo como um pilar de desenvolvimento”, enfatizou Knaesel.
O Fundesporte realiza grandes eventos esportivos captados por Santa Catarina nesta gestão, como Ironman Brasil, WCT de Surfe, Desafio das Estrelas, Aberto de Tênis, entre outros que atraem a mídia internacional e um grande número de turistas para o Estado.
O lançamento do 5º Parajasc, em Itajaí, teve a apresentação do coral “Vendo Vozes” do Centro Municipal de Educação Especial de Itajaí (Cemespi) que trabalha com crianças deficientes auditivos e professores, além de uma exposição sobre o paradesporto, com todo o histórico de troféus, fotos de equipes, medalhas e equipamentos como cadeiras especiais utilizados na prática de esportes por deficientes.
Na noite de terça, a comissão organizadora do 5º Parajasc tomou posse e apresentou a logomarca do evento, na qual uma pira olímpica estilizada é composta por quatro ícones que representam as deficiências superadas na prática do esporte adaptado.


Christiane Santoro Balbys

Nenhum comentário:

Postar um comentário